Ação conjunta durante Carnaval retira 230 kg de resíduos sólidos do Parque Marinho da Barra

Durante o Carnaval de Salvador 2025, uma ação conjunta entre mergulhadores, voluntários e órgãos municipais resultou na remoção de 230 kg de resíduos sólidos do Parque Natural Municipal Marinho da Barra. A iniciativa contou com 25 mergulhadores da escola Submerso, além de voluntários, e teve o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis).

Além da coleta de resíduos, a ação envolveu a separação de materiais, produção de dados científicos e atividades educativas para reduzir o descarte irregular de lixo na areia e no mar. “Realizamos esse tipo de limpeza há mais de uma década e, nos últimos três anos, estruturamos o projeto ‘Arrastão de Limpeza de Praias’, que já retirou quase meia tonelada de resíduos no Carnaval de 2024”, explica Robson Oliveira, um dos idealizadores da iniciativa ao lado do mergulhador Ronaldo Batista.

O secretário da Secis, Ivan Euler, destacou a importância da preservação do Parque Marinho da Barra, que abrange mais de 300 mil m² e abriga corais, tartarugas e naufrágios históricos. “A Prefeitura reforçou a fiscalização e conscientização, reduzindo a presença de embarcações ancoradas de forma irregular e minimizando impactos ambientais. Além disso, iniciativas como ‘Plástico é Vida’ e as centrais de reciclagem ajudaram a evitar o descarte inadequado de resíduos no mar”, afirmou.

O diretor de Turismo da Secult, Gegê Magalhães, ressaltou que a conservação da área subaquática é tão essencial quanto a limpeza urbana. “A preservação do nosso parque marinho na Baía de Todos-os-Santos exige a conscientização da população para evitar o descarte de resíduos na natureza. Esse tipo de ação deve ser ampliado para cobrir toda a orla de Salvador”, disse.

Deixe um comentário