Artista autista baiano concorre para expor obra no Museu do Louvre, em Paris

O artista baiano Bernardo Ribeiro Tochilovsky descobriu sua paixão pela pintura ainda na infância. Diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a arte se tornou sua principal forma de expressão. Agora, Bernardo tem a chance de exibir suas obras no Louvre, em Paris, caso vença o 1° Prêmio Dama de Ouro. O Louvre, famoso por abrigar a Monalisa de Leonardo da Vinci, é o maior museu de arte do mundo.

Segundo Alejandro Tochilovsky, pai de Bernardo, o jovem já apresentou suas obras em cerca de 16 locais no Brasil e em países como Portugal e Marrocos. Porém, expor no Louvre seria um marco extraordinário. Caso vença, sua pintura será exibida no Carrossel, uma seção renomada do museu.

A oportunidade surgiu após Bernardo participar da Dama Art Gallery, na cidade do Porto, em Portugal, onde sua obra “Galo no Sítio” foi selecionada para o Prêmio Dama de Ouro Salão de Arte 2024. A seleção incluiu 41 artistas escolhidos pela curadora Cristina Bernardini. As votações, realizadas online, estarão abertas até 16 de janeiro.

As pinturas de Bernardo capturam as paisagens vibrantes de Salvador e diversos animais, como araras, cães, ratos e galos, com uma estética colorida e envolvente. Para Maria Ângela Tochilovsky, mãe do artista, a dedicação de Bernardo à arte reflete sua determinação em superar desafios e aprimorar constantemente seu talento.

Deixe um comentário