Salvador inaugura Natal com show de luzes, túnel iluminado e árvore de LED

O clima natalino transformou as ruas do Pelourinho na noite desta segunda-feira (9), marcando a abertura oficial da programação de Natal em Salvador. Com o tema “Salvador, Cidade Natal do Brasil”, a Prefeitura iniciou os festejos com uma missa campal no Largo do Cruzeiro de São Francisco, celebrada pelo Cônego Abel Pinheiro e pelo padre Luiz Simões.

O prefeito Bruno Reis (UB) destacou a grandiosidade do evento: “Este é o maior Natal público do Brasil, com o maior corredor de luz do mundo. No ano passado, recebemos 1,5 milhão de visitantes e, este ano, esperamos algo ainda maior, gerando renda e projetando Salvador nacional e internacionalmente”.

A cerimônia contou com um túnel de luz e som de 400 metros na Rua Chile, uma árvore de Natal de LED de 30 metros na Praça da Sé e uma iluminação especial no Largo Terreiro de Jesus, onde o prefeito acionou o show de luzes e projeções a laser nos casarões e igrejas.

Uma Vila Natalina foi instalada na Praça Municipal, com projeções mapeadas no Palácio do Rio Branco, e a Casa do Papai Noel, na Faculdade de Medicina da UFBA, ficará aberta para visitação das crianças até o dia 26 de dezembro.

A noite terminou com um desfile temático envolvendo mais de 700 artistas, carros alegóricos e grupos musicais que encantaram o público. Famílias como a de Deyse Soares aproveitaram o evento para registrar momentos especiais: “O ambiente está lindo, seguro e acolhedor. Minha mãe está aqui pela primeira vez e adorou.”

Ao todo, 25 milhões de microlâmpadas foram instaladas para decorar o Centro Histórico, onde a programação seguirá até o dia 6 de janeiro, com apresentações musicais e atrações culturais. O evento, organizado pela Secretaria de Ordem Pública (Semop) e a Diretoria de Iluminação Pública (Dsip), mobilizou mais de 500 profissionais desde outubro para transformar Salvador em um cenário mágico.

“A nossa identidade está no Centro Histórico, e este Natal reforça nosso vínculo com a cidade, criando um espaço para famílias celebrarem a magia da época”, destacou Ângelo Magalhães Neto, gestor da Dsip.

A programação promete encantar moradores e turistas, resgatando a autoestima e o amor dos soteropolitanos por uma das regiões mais emblemáticas da cidade.

Confira algumas das atrações:

Túnel de luz – Com 400 metros de extensão e iluminado por 25 milhões de microlâmpadas, o túnel de som e luz é o maior corredor contínuo do Brasil. Suas cortinas e colunas de pisca-piscas, em cores e formas variadas, acompanham músicas natalinas sincronizadas em tecnologia RGB.

Vila Natalina – Na Praça Municipal, a vila reúne barracas de instituições como Irmã Dulce e Apae, além de projetos sociais apoiados pela Secretaria Sempre. Artesanatos natalinos, peças instagramáveis e oficinas de desenho e pintura para crianças compõem o ambiente.

Projeções – O Palácio do Rio Branco será palco de projeções mapeadas, enquanto a Câmara Municipal e o Palácio Thomé de Souza exibirão decorações cenográficas. O Palacete do Tira Chapéu terá iluminação cênica especial.

Presépio – Representando o nascimento de Jesus e a chegada dos Reis Magos, um presépio foi instalado na Praça Municipal.

Vila de Multisserviços – Na Praça da Sé, barracas padronizadas para ambulantes e lanchonetes ampliarão as opções gastronômicas, garantindo uma identidade visual harmoniosa.

Árvore de LED – Na Praça da Sé, uma árvore de 30 metros com painéis de LED projetará animações natalinas, simbolizando inovação e modernidade.

Casa do Papai Noel – Situada na Faculdade de Medicina, no Terreiro de Jesus, a casa contará com decoração cenográfica e estará aberta ao público de 7 a 26 de dezembro, das 17h às 22h.

Sacadas Musicais – De 10 a 15 de dezembro, às 18h, corais ligados a projetos sociais se apresentarão nas sacadas do Pelourinho.

Palco Esperança – Entre 11 e 16 de dezembro, corais infantis de escolas municipais farão apresentações diárias às 17h, saindo da Igreja São Pedro dos Clérigos no Terreiro de Jesus.

Laser Mapping – Projeções de laser iluminarão as janelas do Terreiro de Jesus e do Cruzeiro de São Francisco, criando efeitos visuais impressionantes.

Cruzeiro de São Francisco – O palco instalado no local sediará apresentações artísticas e culturais até 26 de dezembro. O encerramento será no dia 6 de janeiro de 2025, com o show de Manu Dourado.

Deixe um comentário