Em 2024, metade dos brasileiros (51%) sofreu algum tipo de fraude, sendo que 54,2% desses casos resultaram em prejuízos financeiros. Os dados são do Relatório de Identidade e Fraude 2025, divulgado nesta terça-feira (25) pela Serasa Experian, empresa especializada em tecnologia de dados, análise de crédito e prevenção a fraudes.
O golpe mais comum foi o uso indevido de cartões de crédito, com 47,9% dos casos, seguido por pagamentos de boletos falsos ou transações fraudulentas via Pix (32,8%) e ataques de phishing, com mensagens fraudulentas para roubo de dados (21,6%).
A pesquisa foi realizada com 877 pessoas entre 18 e 65 anos, de todas as regiões do Brasil, com uma margem de erro de 3,4%. Entre os entrevistados que perderam dinheiro devido a fraudes, a maioria teve um prejuízo entre R$ 100 e R$ 1 mil.
Distribuição dos prejuízos financeiros com fraudes em 2024:
- Até R$ 100: 17%
- De R$ 100 a R$ 500: 35,5%
- De R$ 500 a R$ 1 mil: 12,9%
- De R$ 1 mil a R$ 5 mil: 19,5%
- De R$ 5 mil a R$ 20 mil: 3,7%
- Mais de R$ 20 mil: 3,7%
- Não responderam: 7,9%
Entre os homens, 52,5% disseram ter sido vítimas de fraude, enquanto entre as mulheres esse número foi de 49,3%. O estudo também revelou que o risco de sofrer golpes aumenta com a idade: 40,8% das pessoas de 18 a 29 anos foram vítimas, 51,9% da faixa etária de 30 a 49 anos e 57,8% dos maiores de 50 anos.
A pesquisa também destaca o impacto da tecnologia, que, embora tenha contribuído para aumentar a segurança das transações, também facilitou a realização de fraudes mais sofisticadas. O uso da biometria facial, por exemplo, cresceu de 59% para 67% entre 2023 e 2024, com 71,8% dos entrevistados relatando sentir-se mais seguros com esse método. No entanto, criminosos têm utilizado inteligência artificial (IA) generativa para criar perfis falsos e ataques de phishing mais elaborados.
Além disso, as deepfakes, imagens criadas por IA que substituem rostos e vozes em vídeos, são agora uma ferramenta utilizada para fraudar pessoas. Caio Rocha, diretor de Autenticação e Prevenção da Serasa Experian, destacou a importância de as empresas investirem constantemente em tecnologias para prevenir fraudes e garantir a confiança nos serviços digitais.
A pesquisa também identificou que o extravio de documentos foi uma das principais formas de início de fraudes, com 16,3% dos entrevistados relatando o roubo ou perda de documentos em 2024. Outro dado preocupante foi o fato de 19% dos entrevistados admitirem compartilhar dados pessoais com terceiros, expondo-se a riscos ainda maiores. As compras online foram a principal razão para o compartilhamento de dados (73,7%).
Por fim, apesar de ser o meio mais utilizado em fraudes, o cartão de crédito foi considerado o método de pagamento mais seguro pelos entrevistados, superando a avaliação de 2023.