O Ministério da Previdência Social anunciou nesta quinta-feira (3) que a antecipação do décimo terceiro para aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do INSS vai injetar R$ 73,3 bilhões na economia, beneficiando 34,2 milhões de pessoas.
A primeira parcela será paga entre 24 de abril e 8 de maio, e a segunda, entre 26 de maio e 6 de junho. As datas de pagamento variam de acordo com o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS) e a renda do beneficiário. Aqueles que recebem apenas o salário mínimo terão a primeira parcela liberada antes dos que recebem valores superiores ao mínimo.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o decreto de antecipação do décimo terceiro durante um evento que detalhou o balanço do governo até o momento.
Este é o sexto ano consecutivo em que o pagamento do décimo terceiro será feito antes das datas tradicionais, em agosto e dezembro. Em 2020 e 2021, a antecipação ocorreu devido à pandemia de covid-19. Nos últimos dois anos, as parcelas foram pagas em maio e junho, com o pagamento deste ano seguindo o mesmo calendário de abril e maio.
Os beneficiários podem consultar os extratos com os valores e datas de pagamento do décimo terceiro por meio do aplicativo Meu INSS, disponível para dispositivos móveis, ou pelo site do Instituto. Aqueles sem acesso à internet também podem obter informações ligando para o telefone 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h, fornecendo o CPF e confirmando alguns dados.