Autuações por transporte clandestino crescem 115% no penúltimo dia do Carnaval de Salvador

O número de autuações por transporte clandestino aumentou 115% nesta segunda-feira (3), em comparação com o penúltimo dia do Carnaval de 2024, segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob). As retenções também subiram 71%, com 180 abordagens realizadas, resultando na remoção de 37 veículos e na autuação de 44 motoristas.

No quinto dia de festa, mais de 356 mil passageiros utilizaram os sistemas de transporte da cidade. O BRT Salvador, operando 24h com as linhas B4 e B5, transportou mais de 26 mil passageiros, um aumento de quase 70% em relação ao ano passado. O número de viagens no modal cresceu 28%, totalizando 744 deslocamentos.

A linha gratuita Lapa–Calabar transportou cerca de 78 mil pessoas em 2,6 mil viagens. Houve ainda cinco registros de vandalismo em ônibus. Já o Plano Inclinado Liberdade-Calçada teve aumento de 140% na demanda, atendendo mais de 5,2 mil usuários. O Elevador Lacerda, por sua vez, transportou pouco mais de 22 mil pessoas, um crescimento de 33%.

Ações sociais e segurança

A Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) atuou no combate ao trabalho infantil e na assistência a pessoas em situação de vulnerabilidade. Foram realizadas 1.352 abordagens, com 16 casos de trabalho infantil identificados e 57 situações de vulnerabilidade atendidas. No Catafolia, espaço de apoio a catadores de recicláveis, 578 trabalhadores foram acolhidos, recebendo 1.670 refeições.

Na segurança, a Guarda Civil Municipal registrou apenas 12 ocorrências até a segunda-feira, uma queda de 50% em relação a 2024. Foram também realizados 865 patrulhamentos e 427 abordagens, além da identificação de 8.803 crianças.

Fiscalização e limpeza

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) vistoriou 233 estabelecimentos, interditando um depósito na Barra por falta de autorização. Além disso, apreendeu 200 itens de publicidade irregular.

A Limpurb recolheu cerca de 205 toneladas de resíduos nos circuitos carnavalescos, 18% a menos que no mesmo período do ano passado. Foram coletadas ainda 44 toneladas de materiais recicláveis em camarotes e centrais de reciclagem.

Infraestrutura e tecnologia

Apesar das chuvas, não houve alagamentos de grandes proporções. Equipes de manutenção desobstruíram 1.226 metros de rede de drenagem e limparam 344 bocas de lobo. Também foi necessário substituir tapumes furtados ou vandalizados em pontos como o Palácio da Aclamação.

Nos cinco centros do Salvador Acolhe, que atendem filhos de ambulantes cadastrados, 547 crianças e adolescentes foram acolhidos, com a maioria concentrada na unidade do Garcia. Além disso, 29 casos de violência contra a mulher foram registrados desde o início da festa, sendo 16 apenas na segunda-feira.

No campo tecnológico, o WhatsApp Oficial da Prefeitura registrou 8.227 interações, com destaque para o serviço “De Olho no Trio”. O Wi-Fi gratuito Conecta Salvador teve 257.479 acessos, divididos entre os circuitos Dodô (Barra/Ondina) e Osmar (Centro).

Deixe um comentário