O furacão Milton está previsto para se intensificar nesta terça-feira (8) enquanto atravessa a Península de Yucatán, no México, em direção à costa da Flórida, onde mais de 1 milhão de pessoas foram instruídas a evacuar antes da chegada da poderosa tempestade.
A densamente habitada costa oeste da Flórida, ainda em recuperação do furacão Helene, que atingiu há menos de duas semanas, se prepara para o impacto previsto na área da Baía de Tampa na próxima quarta-feira.
Se o furacão seguir diretamente pela baía, será a primeira vez desde 1921 que um ciclone atinge essa área, que na época era menos desenvolvida. Atualmente, Tampa, São Petersburgo e Clearwater formam uma região em expansão.
“Milton pode se tornar um dos furacões mais devastadores já registrados na região centro-oeste da Flórida”, afirmou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos EUA.
O NHC prevê que a tempestade possa causar ondas de 3 a 4,5 metros ao longo da costa ao norte e ao sul da Baía de Tampa, com alto risco de inundação em áreas mais baixas. Chuvas de 127 a 254 milímetros ou mais podem provocar inundações repentinas no interior do estado.
Muitos dos 3 milhões de residentes da região se apressaram para limpar os escombros deixados pelo furacão Helene antes de seguir as ordens de evacuação.
O governador Ron DeSantis informou que o estado mobilizará 8 mil membros da Guarda Nacional e que suprimentos e equipamentos estão sendo posicionados próximos às áreas que devem ser atingidas pela tempestade.
“Agora é a hora de colocar seu plano em ação… mas o tempo está se esgotando”, declarou DeSantis em coletiva, pedindo aos cidadãos que sigam as recomendações dos meteorologistas e das autoridades locais.
Ken Wood, operador de balsa de 58 anos, passou a manhã de terça-feira se preparando para fugir da tempestade com seu gato Andy, de 16 anos, dirigindo-se ao norte de Dunedin, localizada a cerca de 39 km a oeste de Tampa.
“Eu e Andy estamos indo para o norte desta vez e vamos fugir dessa tempestade”, afirmou Wood, que desobedeceu às ordens de evacuação durante o furacão Helene e ficou em sua casa, uma experiência que descreveu como uma das mais aterrorizantes de sua vida.
“Não vamos cometer o mesmo erro novamente. Desta vez, vamos sair daqui.”
O condado de Pinellas, onde fica São Petersburgo, emitiu ordens de evacuação para mais de 500 mil pessoas. O condado de Lee informou que 416 mil pessoas estão em áreas de evacuação obrigatória. Pelo menos outros seis condados costeiros, incluindo Hillsborough, que abrange Tampa, também ordenaram evacuações.