A Terra foi atingida pela sua primeira tempestade geomagnética “extrema” desde 2003, conforme relatado por uma agência americana nesta sexta-feira (10). Este fenômeno tem o potencial de causar interrupções na rede elétrica, nas comunicações via satélite e desencadear auroras polares incomuns.
“Condições EXTREMAS (G5) atingiram a Terra às 18h54 EDT [19h54 em Brasília]. É provável que uma tempestade geomagnética persista durante o fim de semana, já que várias ejeções de massa coronal (CMEs, na sigla em inglês) estão a caminho da Terra”, anunciou o Centro de Previsões do Clima Espacial através da rede social X.
Essa nova tempestade, que se prevê que dure todo o fim de semana, ocorre em um momento em que o Sol está se aproximando do auge de um ciclo de 11 anos de atividade intensificada.
“Alertamos todos os nossos operadores de infraestrutura com os quais costumamos coordenar, como os operadores de satélites, de comunicação… e, é claro, a rede elétrica da América do Norte”, afirmou o especialista em meteorologia espacial Shawn Dahl aos jornalistas.
Efeitos em Salvador
Na sexta-feira, o céu de Salvador se tingiu completamente de amarelo. Não demorou para que esse assunto se tornasse um dos mais discutidos nas redes sociais. E, como sempre, os comentários criativos não faltaram: “Colocaram um filtro de ‘Breaking Bad’ em Salvador”; “Estão filmando o próximo filme de Duna em Salvador? Porque o céu está amarelo”; “Esse céu amarelo repentino em Salvador está meio apocalíptico, Deus nos proteja”, brincaram os habitantes da cidade.
Enquanto isso, no Chile e na Argentina, o crepúsculo adquiriu uma tonalidade rosa.