Em entrevista à Rádio Caturité FM, a psicóloga e responsável pela clínica-escola de Psicologia do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), Carla Correia, falou sobre a importância de conscientizar a população sobre a temática do suicídio não apenas no mês de setembro, mas sim, durante o ano inteiro.
A informação é uma das vias possíveis de prevenção desse problema e é, assim, uma forma de incentivar as pessoas que estão passando por esse tipo de sofrimento persistente a buscarem por uma ajuda adequada.
“É importante entender que o suicídio é um fenômeno presente na nossa sociedade desde a história da humanidade e, mesmo assim, ainda é visto como um tabu. Na atualidade, ele atinge índices alarmantes principalmente entre os jovens e os idosos”, alertou Carla.
Em sua participação, a psicóloga destacou também que é importante entender as possíveis causas que podem levar a pessoa a tentar o suicídio ou cometê-lo de fato.
“O suicídio não está associado apenas aos transtornos mentais, como por exemplo a depressão. Mas também há fatores como o trabalho, os relacionamentos, conflitos familiares, o desemprego. Então, é importante entender que para cada pessoa, uma determinada questão vai ser sentida de uma forma muito singular”, explicou.