Operação posto legal

A Operação Posto Legal somou 21 postos visitados ao longo desta semana. Nesta sexta-feira, 11, as vistorias foram realizadas na cidade de Feira de Santana (distante a 109 km de Salvador), no centro-norte do estado.

Já foram fiscalizados ainda estabelecimentos da capital baiana e da Região Metropolitana de Salvador (RMS). O objetivo foi aferir o cumprimento dos requisitos de qualidade e quantidade na comercialização de combustíveis vendidos ao consumidor baiano.

Devido a irregularidades identificadas pelo Instituto Baiano de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Ibametro) ao longo da semana, duas bombas de combustível foram interditadas e três bicos lacrados.

Os postos visitados também receberam orientação quanto à nova obrigatoriedade de instalação da válvula de segurança nas mangueiras. 

De acordo com a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), foram constatadas irregularidades como produtos vencidos, erro no percentual de razão que mostra a diferença de preço entre etanol e gasolina e a ausência do código de defesa do consumidor.

Já a Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz-Ba) identificou 12 postos inadimplentes com a taxa do Fundo Especial de Aperfeiçoamento dos Serviços Policiais (Feaspol), além de um estabelecimento com máquinas de cartão de crédito em nome de outras empresas.

Além da participação de Ibametro, Procon e Sefaz, a operação também é formada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), por meio das Polícias Civil e Militar e do Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Em suma o trabalho tem ainda o suporte da Procuradoria Geral do Estado (PGE). A ação terá continuidade nos próximos meses com a visita a estabelecimentos de outras regiões do estado.

Deixe um comentário