Um trágico acidente de trem em Bengala Ocidental, na Índia, deixou cerca de 15 mortos e 54 feridos quando um trem colidiu na traseira de outro que estava parado com passageiros. O incidente ocorreu nesta segunda-feira (17) e as autoridades ferroviárias locais suspeitam que tenha sido causado por um erro do maquinista.
O trem de carga colidiu com o Expresso Kanchanjunga, que estava a caminho de Calcutá, capital de Bengala Ocidental, fazendo com que três vagões descarrilassem. De acordo com Sabyasachi De, porta-voz da Ferrovia do Nordeste, o maquinista não teria obedecido um sinal, resultando na colisão.
O The New York Times informou que não há um número exato de passageiros a bordo no momento do acidente, mas estima-se que fossem cerca de 1.300. As vítimas foram resgatadas do local, incluindo o maquinista do trem de carga e um guarda do trem de passageiros, segundo Jaya Varma Sinha, chefe da diretoria de ferrovias da Índia.
Há pouco mais de um ano, a Índia enfrentou um dos piores desastres ferroviários de sua história, com pelo menos 288 mortos devido a um descarrilamento causado por falha de sinalização. O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, manifestou suas condolências através de uma mensagem nas redes sociais e afirmou que as operações de resgate continuariam. “Minhas condolências às famílias que perderam seus entes queridos”.
A ministra-chefe de Bengala Ocidental, Mamata Banerjee, classificou o acidente como uma tragédia e informou que médicos, ambulâncias e equipes de emergência foram enviados ao local para realizar as operações de resgate, recuperação e atendimento médico. Ela também se manifestou nas redes sociais sobre o incidente.