Morreu ontem a adolescente de 16 anos que estava internada em Campinas com suspeito da febre maculosa. Ela estava na mesma festa da qual participaram três pessoas que também morreram em razão do mesmo diagnóstico.
A Secretaria de Saúde de São Paulo confirmou que a doença provocou a morte do piloto e empresário Douglas Pereira Costa, de 42 anos, e de uma mulher de 28 anos.
A dentista Mariana Gioardano, também vítima da doença, esteve no mês passado na Feijoada da Rosa, na Fazenda Santa Margarida, onde os casos foram registrados.
A adolescente que morreu ontem estava hospitalizada desde a última sexta-feira (9). A fazenda é considerada o local de provável de infecção. A prefeitura de Campinas classifica o quadro como um surto da doença.
A febre maculosa tem cura, mas o tratamento precisa ser iniciado precocemente com antibióticos adequados. O principal sintoma da doença é a febre alta e a transmissão da doença ocorre em ambientes silvestres, nos quais exista o carrapato Amblyomma cajennense, popularmente conhecido como carrapato-estrela.