As decolagens e aterrissagens no Aeroporto Internacional de Incheon, o mais movimentado da Coreia do Sul, foram interrompidas por cerca de três horas na madrugada desta quarta-feira (26). A interrupção ocorreu após balões cheios de lixo, lançados pela Coreia do Norte, pousarem na pista próxima ao terminal de passageiros, conforme relatado por um porta-voz do aeroporto.
Outros balões foram avistados nos arredores, e voos que deveriam aterrissar no aeroporto precisaram ser desviados para outras localidades na Coreia do Sul. Um voo de carga chinês foi redirecionado para a cidade de Yantai, na China.
Localizado a cerca de 40 km da fronteira com o Norte, o aeroporto de Incheon retomou suas operações algumas horas depois.
Desde o final de maio, a Coreia do Norte tem enviado balões repletos de lixo para o Sul. De acordo com o Exército sul-coreano, aproximadamente 100 balões aterrissaram no território entre terça e quarta-feira. Esses lançamentos ocorrem em meio a crescentes tensões na Península Coreana, após a visita do presidente russo, Vladimir Putin, a Pyongyang, onde assinou uma parceria estratégica com o líder norte-coreano, Kim Jong-un.
O acordo foi condenado pela Coreia do Sul e Japão, levantando preocupações sobre a crescente cooperação entre Moscou e Pyongyang. Os Estados Unidos também alertaram que a visita representa um avanço na transferência de munições do regime de Kim para apoiar a Rússia na guerra na Ucrânia, o que poderia impactar futuras ações contra o Norte.