A ação visa prevenir e reduzir os criadouros do mosquito da cidade, nesse período que antecede a estação.
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), está no bairro de Pernambués esta semana, realizando um mutirão de combate ao Aedes aegypti. Iniciadas nesta quarta-feira (6), nas ruas Carinhanha e Jequiriçá, as ações prosseguem nesta quinta-feira (7), das 8h às 12h, na Rua Dois de Julho. Dessa forma, a mobilização faz parte do plano “Verão sem mosquito”. A ação visa prevenir e reduzir os criadouros do mosquito da cidade, nesse período que antecede a estação.
A mutirão conta com apoio dos profissionais da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb). Portanto, a visitação ocorrerá em imóveis, terrenos baldios e áreas de risco para arboviroses. Sendo assim, os moradores das comunidades beneficiadas pela estratégia devem colaborar com os agentes de endemias. Além disso, os agentes também vão orientar a população para manter o autocuidado e controle do vetor.
“Esse é o momento do ano em que é mais propício para o desenvolvimento do mosquito, com o favorecimento do clima caracterizado por sol com chuvas espaçadas. O objetivo é deixar o ambiente na melhor condição possível, para eliminar possíveis focos de Aedes”, explica a coordenadora do CCZ, Isolina Miguez.
Entre janeiro e setembro de 2021, Salvador registrou então 578 casos de dengue, 327 ocorrências de chikungunya e 53 notificações para zika. Se comparado com o mesmo período do ano passado, houve uma redução de 94% para dengue, 97% de chikungunya e 94% de zika.