Alagoinhas: UPA adota bolha de contenção para pacientes com Covid-19

A técnica melhora a oxigenação dos pacientes e reduz o risco de complicação respiratória.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Santa Terezinha, em Alagoinhas adotou a bolha de contenção para reduzir os casos de intubação precoce entre pacientes com Covid-19. Desenvolvido pelo Senai Cimatec e doado pelo Hospital Regional Dantas Bião, o equipamento é um novo aliado para tratamento da doença.

Dessa forma, a partir de agora, a equipe de fisioterapia, junto aos médicos da UPA, passarão a fazer uso da Ventilação Não Invasiva (VNI). A técnica melhora a oxigenação dos pacientes e reduz o risco de complicação respiratória. Assim são menores, também, as possibilidades de infecções.

A insuficiência respiratória aguda, conforme lembra a fisioterapeuta líder da UPA, Grasiele Faro, está entre os principais problemas de pessoas com sintomas graves da Covid-19.

“O uso da VNI vem ganhando espaço nas unidades e serviços de atendimento para casos de Covid-19. Hoje, não há dúvidas de que essa técnica, em grupos selecionados de pacientes, é responsável pela diminuição da necessidade de intubação, mortalidade e custos do tratamento. Alguns estudos mostraram que o uso de terapias não invasivas reduz em até 61% a necessidade de intubação do paciente com complicações pulmonares decorrentes do coronavírus”, conta.

Dessa forma, de acordo com Grasiele Faro , a bolha de contenção é um recurso utilizado para conter o aerossol produzido durante a aplicação da VNI. A mesma possui “potencial capacidade para eliminar ou minimizar a disseminação viral”.

Deixe um comentário