O objetivo é reduzir a necessidade de importação do hormônio da Europa e dos Estados Unidos.
A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou nesta quinta-feira (27), por unanimidade, o projeto de lei do executivo que prevê a criação da Bahiainsulina, estatal que vai produzir medicamentos para tratamento e controle do diabetes.
O objetivo é reduzir a necessidade de importação do hormônio da Europa e dos Estados Unidos. Sendo assim, este será o primeiro laboratório do país, e o primeiro do Hemisfério Sul, a produzir insulina.
Dessa forma, a Bahiainsulina terá sede em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), e integrará a estrutura da Administração Pública indireta, vinculada à Secretaria da Saúde (Sesab)
“A BahiaInsulina será importantíssima para, pelo menos, 12 milhões de brasileiros – e mais de 200 mil baianos – com diabetes e que necessitam do hormônio”, defendeu o presidente da Alba, o deputado Nelson Leal, que comandou a votação do Projeto de Lei 23.944/2020.
O diabetes é diagnosticado quando existe baixa produção de insulina pelo pâncreas, o que leva a um aumento considerável e muito perigoso da taxa de açúcar no sangue. Além disso, depois da hipertensão, é a doença que mais atinge a população brasileira.