Altos Índices de Dengue: Vitória da Conquista, Salvador e Feira de Santana lideram na Bahia

De acordo com dados fornecidos pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Vitória da Conquista, Salvador e Feira de Santana despontam como os municípios com o maior registro de casos suspeitos de dengue neste ano. Em Vitória da Conquista, foram notificados 11.627 casos, seguida pela capital com 4.962 casos e Feira de Santana com 2.888 casos prováveis.

Até o dia 23 de março de 2024, toda a Bahia reportou 81.428 casos prováveis da doença, resultando em um Coeficiente de Incidência (CI) de 575,8 casos por 100.000 habitantes. Em comparação com o mesmo período de 2023, houve um aumento significativo de 487,8%, com 13.854 casos prováveis. No momento, 285 municípios baianos estão em estado de epidemia de dengue, 45 em risco e 12 em alerta.

Para combater essa situação, o Governo do Estado já investiu mais de R$ 19 milhões, adquirindo novos veículos de fumacê, distribuindo aproximadamente 12 mil kits para os agentes de Combate às Endemias e apoiando a realização de mutirões de limpeza, com auxílio das forças de segurança e emergência, além do fornecimento de medicamentos e insumos.

“A temporada de chuvas já está se aproximando em boa parte do nosso estado, exigindo uma atenção redobrada. Ressaltamos a importância de cuidar não apenas da dengue, mas também da chikungunya e da zika, dentro dos imóveis, seja em residências ou locais de trabalho. Devemos evitar a propagação do Aedes aegypti, eliminando qualquer acúmulo de água parada”, destacou a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.

A taxa de letalidade na Bahia é de 1,47, abaixo da média nacional. Até o momento, foram confirmados 21 óbitos por dengue em diferentes municípios baianos.

Deixe um comentário