Amazonas pode enfrentar seca severa em 2024, alerta Defesa Civil

A Defesa Civil do Amazonas alertou que a seca deste ano pode ser tão ou mais severa do que a enfrentada no ano passado, quando o estado passou pela pior estiagem de sua história. As principais recomendações para as pessoas em áreas de risco incluem armazenar água potável e utilizar água e energia de forma racional. A lista das áreas de risco está disponível no site da Defesa Civil.

Além disso, as autoridades orientam a população a manter-se informada sobre os avisos de emergência e a seguir as instruções oficiais. O governo do Amazonas está elaborando um plano de ação estadual para que as secretarias possam se preparar antecipadamente e minimizar os impactos da possível seca.

Desde janeiro, a Defesa Civil tem realizado reuniões com setores como indústria, comércio, órgãos públicos, empresas de telecomunicações e concessionárias de água e energia, com o objetivo de fornecer informações e coordenar ações preventivas para enfrentar uma possível seca severa em 2024.

No início deste mês, o governador Wilson Lima (União Brasil) anunciou a emissão de licenças ambientais para a dragagem de quatro trechos de rios no Amazonas, trabalho que será realizado pelo governo federal através do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Deixe um comentário