Anvisa autoriza vacinação de gestantes contra bronquiolite em bebês

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu o registro à vacina Abrysvo, desenvolvida pela Pfizer, para prevenir o vírus sincicial respiratório (VSR), responsável por infecções no trato respiratório, incluindo a bronquiolite. A resolução foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (1º).

A bronquiolite, uma inflamação dos brônquios que afeta bebês e crianças pequenas, é motivo de preocupação, e a vacinação é uma medida importante de prevenção. O imunizante é recomendado para gestantes, visando proteger os bebês durante os primeiros meses de vida.

A aplicação da vacina durante a gestação estimula a formação de anticorpos, que são transmitidos para o bebê, conferindo-lhes proteção nos primeiros meses após o nascimento. A dose única da vacina Abrysvo é administrada por via intramuscular e deve ser aplicada preferencialmente durante o segundo ou terceiro trimestre da gestação.

Embora alguns efeitos colaterais leves, como dor no local da aplicação, dor de cabeça e dor muscular, possam ocorrer, a Anvisa enfatizou que os benefícios da vacina superam os riscos. Esta é a segunda vacina autorizada pela Anvisa para prevenir doenças relacionadas ao VSR, sendo a primeira destinada exclusivamente a pessoas com mais de 60 anos.

Deixe um comentário