O envio da solicitação para autorização do estudo clínico à Anvisa ocorreu na última sexta-feira (6).
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu o pedido para realização de estudos de fase 1 e 2 da vacina S-UFRJvac. O imunizante está sendo desenvolvida pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A confirmação teve publicação nesta segunda-feira (9), na página da agência na internet.
De acordo com a informação, o envio da solicitação para autorização do estudo clínico à Anvisa ocorreu na última sexta-feira (6).
“Antes do pedido formalizado, a agência já havia realizado duas reuniões prévias, ainda no ano de 2020, para orientações e esclarecimentos aos desenvolvedores da vacina.”, esclareceu a agência.
Segundo a Anvisa, com o objetivo de dar celeridade à disponibilização de medicamentos que possam auxiliar então no alívio dos efeitos individuais e coletivos da pandemia, se instituiu Comitês. Sendo então o Comitê de Avaliação de Estudos Clínicos, Registro e Pós-registro de medicamentos para prevenção ou tratamento da covid-19.
“Esse comitê analisa, dentre outras atribuições, os pedidos de anuência de estudos clínicos com medicamentos para prevenção e tratamento da covid-19.”, explicou a agência.