O município de Barreiras, o maior da região oeste da Bahia, voltou a registrar chuva na noite de quinta-feira (28) e na manhã desta sexta (29), após cinco meses de estiagem. A cidade tem registrado temperaturas próximas a 40°C nos últimos dias e é uma das mais afetadas, no estado, pela onda de calor que atinge várias partes do país.
Segundo a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Cláudia Valéria, as regiões norte e oeste da Bahia vivem períodos chuvosos diferentes ao longo do ano. O oeste, onde Barreiras está situada, só deverá registrar chuvas frequentes a partir de novembro.
“As chuvas surgem normalmente na segunda quinzena de outubro, em alguns anos, até em novembro. A climatologia da região tem essa característica, isso não é um caso específico de 2023. Todos os anos, os sistemas que provocam chuvas na região só têm início no decorrer da primavera”, disse ela ao G1 Bahia.
De acordo com meteorologista, a chuva registrada nas últimas horas pode ser explicada por um aumento de nuvens na região, e por uma pequena melhoria na condição da umidade relativa do ar, que ficou abaixo dos 20% essa semana, o que coloca em risco a saúde humana.
O Inmet informou, ainda, que a previsão é de poucas nuvens em Barreiras até terça-feira (3), e as temperaturas devem variar entre 18°C e 39°C. A possibilidade de chuva é bastante reduzida.
Além disso, a chuva também ajudou no combate a alguns incêndios florestais registrados na região. Conforme o Corpo de Bombeiros, nesta sexta-feira drones, equipes e 10 aeronaves atuam nos municípios de Cristópolis , Angical, Morpará, Ibotirama, Luís Eduardo Magalhães, Bom Jesus da Lapa, Formosa do Rio Preto, São Desidério, além de Barreiras.