A desaprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) superou numericamente a aprovação pela primeira vez na Bahia, conforme levantamento da Quaest divulgado nesta quarta-feira (26). De acordo com a pesquisa, 51% dos baianos desaprovam a gestão federal, enquanto 47% aprovam.
O estudo, contratado pela Genial Investimentos, também mostrou uma queda de mais de 15 pontos na aprovação de Lula na Bahia e em Pernambuco, estados onde o petista venceu as eleições de 2022. Na Bahia, o índice de desaprovação cresceu 18 pontos, enquanto a aprovação recuou 19 pontos.
O levantamento foi realizado entre os dias 19 e 23 de fevereiro com 1.200 eleitores baianos a partir de 16 anos. A margem de erro na Bahia é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Além da Bahia, a pesquisa avaliou a percepção do governo Lula em outros sete estados: Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Em oito estados, a desaprovação ao presidente já ultrapassa os 50%, sendo que, em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, o índice de rejeição supera os 60%.
Essa é a primeira vez que Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul são incluídos na pesquisa da Quaest sobre a avaliação do governo Lula.