A seleção argentina terá que desbancar um retrospecto negativo para conquistar sua terceira Copa do Mundo, no próximo domingo, 18, diante de França ou Marrocos, no Lusail Stadium.
Classificados para a decisão após uma expressiva vitória sobre a Croácia, os “hermanos” não costumam colecionar resultados positivos em finais de Mundial. Até o momento, a Albiceleste soma cinco participações, com duas vitórias e três derrotas.
As glórias argentinas aconteceram em 1978 e 1986, com triunfos sobre Holanda e Alemanha – os holandeses só foram superados na prorrogação.
Já os insucessos ocorrem em 1930, 1990 e 2014. Na primeira Copa de todas, a Argentina levou a pior contra o anfitrião Uruguai, sofrendo um revés de 4 a 2. Em 1990, quando já era bicampeã mundial, a equipe portenha perdeu para Alemanha por 1 a 0, em Roma, na Itália.
Já a última final dos argentinos aconteceu em território brasileiro, no Maracanã, em 2014. Após um empate em 0 a 0, os alemães ganharam no tempo extra com gol de Mario Gotze. Agora, o time de Lionel Scaloni busca trazer igualdade para a seleção no principal torneio da Fifa.