Arrecadação do IPVA na Bahia cresce 7,1% em 2024

A arrecadação do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) na Bahia alcançou R$ 1,361 bilhão até junho de 2024, registrando um crescimento de 7,1% em relação ao mesmo período de 2023, quando a arrecadação foi de R$ 1,270 bilhão. Até o momento, proprietários de 1,33 milhão de veículos no estado já quitaram ou estão pagando as parcelas do IPVA 2024.

Segundo a Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-BA), os números são parciais e não há registro de inadimplência, já que o cronograma de pagamento do IPVA 2024 ainda está em andamento. Os proprietários de veículos com placas finais 9 e 0 podem quitar o imposto em cota única com 8% de desconto até 30 e 31 de julho, respectivamente. Donos de automóveis com placas finais 1 e 2, que não parcelaram o tributo, também têm até 30 e 31 de julho para pagar a cota única sem desconto e sem multa.

O cronograma prevê prazos de pagamento ao longo deste mês para todas as placas, de 0 a 9. Para mais informações, os contribuintes podem acessar o Balcão Virtual no site da Sefaz-BA, enviar e-mail para faleconosco@sefaz.ba.gov.br ou ligar para o call center nos números 0800 071 0071 (telefone fixo) ou 71 3319-2501 (celular ou telefone fixo).

“O proprietário que ainda não pagou o IPVA 2024 deve ficar atento ao calendário, conforme o final da placa do veículo”, alertou Augusto Guenem, diretor de Arrecadação da Sefaz-BA.

Prazos

Os proprietários de veículos com placas finais 9 e 0, que ainda têm direito ao desconto de 8%, podem quitar o tributo via Pix através do portal www.ba.gov.br. O pagamento também pode ser realizado pelos canais das instituições parceiras da Sefaz-BA: Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob. Outra opção é pagar a primeira das cinco cotas do IPVA, sem desconto, nas datas mencionadas.

Os donos de veículos com placas finais 7 e 8, que optaram pelo parcelamento, devem pagar a segunda cota até 30 e 31 de julho, respectivamente. Nestas mesmas datas, vencem a terceira cota para placas finais 5 e 6, a quarta cota para placas finais 3 e 4, e a quinta cota para placas finais 1 e 2.

Segundo o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), o licenciamento completo do veículo inclui outros itens além do IPVA, como o licenciamento anual e eventuais multas. O prazo para regularizar a documentação do veículo coincide com a data de vencimento da quinta parcela do imposto.

Deixe um comentário