Cerca de 300 pessoas podem ter sido mortas em um ataque a bomba em um teatro na cidade de Mariupol, no sul da Ucrânia, em 16 de março, disseram autoridades locais, citando testemunhas.
O conselho da cidade deixou claro que o número exato de mortos no incidente, no qual o ataque aéreo russo atingiu o teatro, onde centenas de pessoas se abrigaram, não pode ser determinado.
“Testemunhas dizem que cerca de 300 pessoas morreram no teatro em Mariupol como resultado da explosão de um avião russo”, de em comunicado nesta sexta-feira.
O governo ucraniano havia dito anteriormente que não poderia determinar quantas pessoas foram mortas porque Mariupol estava um caos com bombardeios quase constantes. A Rússia nega ter bombardeado o teatro.
“Até o último minuto, as pessoas estavam relutantes em acreditar nesse terror. Mas as palavras das pessoas no prédio quando o ato terrorista ocorreu confirmaram o contrário.” Peter Andrewshenko, assessor do prefeito de Mariupol, deu a mesma estimativa sem fornecer mais detalhes.
Matilda Bogner, chefe da missão de monitoramento de direitos humanos da ONU na Ucrânia, disse que sua equipe não conseguiu obter informações suficientes para verificar o número de mortos no teatro.
“Estamos recebendo cada vez menos informações de lá (Mariupol) e neste caso em particular ainda estamos tentando verificar os detalhes”, disse a repórteres em Genebra por videoconferência.
Cerca de 130 pessoas foram resgatadas dos escombros, disseram autoridades ucranianas, e o porão do teatro resistiu ao ataque.