Morreu nesta quinta-feira (28) aos 82 anos, o ator irlandês Michael Gambon, conhecido mundialmente por interpretar o professor Alvo Dumbledore na franquia de filmes “Harry Potter”. Além de fãs, atores da saga foram às redes sociais prestar homenagens ao artista e celebrar seu tempo com a estrela.
Michael Gambon morreu de forma tranquila no hospital, conforme informou a “PA Media”, agência estatal de notícias do Reino Unido, citando um comunicado da família.
Rupert Grint, o eterno Ron Weasley, prestou condolências e disse estar muito triste com a notícia. O ator usou o Instagram para falar sobre a experiência de trabalhar com o Gambon.
“Ele trouxe muito calor e travessura todos os dias nos sets. Ele me cativou quando eu era criança e se tornou meu modelo na vida por sempre buscar diversão e excentricidade. Enviando todo o meu amor para a família dele”.
O ator James Phelps, que interpretou Fred Weasley, tuitou um momento especial que viveu com Michael nos bastidores do filme, que ele guarda como uma das mais queridas dos bastidores da franquia.
“Enquanto gravávamos o sexto filme de ‘Harry Potter’, eu fazia parte do departamento de publicidade durante a maior parte das gravações. E por essa razão, eu passei várias horas com Michael durante as gravações,” escreveu James. “Ele sempre tinha bom humor e era bem simpático e aberto a dividir qualquer conhecimento que ele tinha”.
“Um dia, estávamos gravando a cena final de Dumbledore na torre de relógio, claramente uma cena muito intensa. Durante a produção, Michael perguntou os meus planos para o fim de semana. Por acaso, eu e meu irmão iríamos ler ‘Peter e o Lobo’, produção com a Orquestra de Manchester Halle. ‘Você tem o roteiro com você?’, ele perguntou, e eu tinha, ‘Eu já fiz esse musical, vamos praticar juntos e, se você quiser, posso te dar umas dicas’, disse o interprete de Dumbledore. Então, nós passamos o que deveria ser o descanso dele, ensaiando para o meu trabalho do fim de semana”, conta o ator.
Gambon começou a atuar no palco no início dos anos 1960 e mais tarde mudou-se para a TV e o cinema. Outros de seus papéis notáveis no cinema incluem um líder psicótico da máfia em “O Cozinheiro, o ladão, sua mulher e o amante”, de Peter Greenaway, em 1989, e o idoso rei George 5º, em “O Discurso do Rei”, de Tom Hooper, em 2010.
Jason Isaacs, intérprete do vilão Lucius Malfoy, também foi ao Twiter dizer que o “magnífico” ator lhe ensinou o que “atuar poderia ser”. “A maior emoção de estar nos filmes de ‘Harry Potter’ foi que ele sabia meu nome e compartilhou comigo seu destemido senso de diversão”, escreveu.
Fiona Shaw disse que se lembrará de seu colega por ser “brilhante e magnífico”. A intérprete de Petúnia Dursley na franquia de filmes, disse em entrevista à BBC Radio 4: “Vou pensar nele como brilhante e magnífico, com o texto, não havia nada como ele, ele podia fazer qualquer coisa”.