A Bahia encerra a temporada de cruzeiros marítimos 2023/2024 com um marco histórico de movimentação de passageiros. Com cerca de 440 mil cruzeiristas previstos para passar pelos portos de Salvador e Ilhéus, além das operações em Porto Seguro, a economia local será beneficiada com uma injeção estimada em mais de R$ 260 milhões. Além disso, Salvador tornou-se um porto de embarque, estendendo o tempo de permanência dos turistas na cidade e impulsionando a receita.
Os resultados positivos foram divulgados pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) durante a Seatrade Cruise Global, realizada no Miami Beach Convention Center, nos Estados Unidos. Esse evento, considerado um dos mais importantes da indústria de cruzeiros, teve sua conclusão na quinta-feira (11) após quatro dias de atividades.
A participação da Setur-BA no estande do Brasil, em parceria com a Embratur, foi marcada por reuniões estratégicas com empresas internacionais do setor, como a Royal Caribbean e a Costa Cruzeiros. O foco foi a prospecção de novos investimentos para a Bahia, destacando sua infraestrutura e atrativos para os cruzeiristas.
Pedro Gramacho, diretor de Promoção da Setur-BA, destacou a importância da participação da Bahia no evento. “Fomos a maior delegação brasileira na história dessa feira de alcance mundial. A Bahia tem se mostrado um destino competitivo no mercado e essa participação na Seatrade Cruise reflete isso. Estamos empenhados em garantir o sucesso da próxima temporada de cruzeiros 2024/2025, seguindo o êxito das últimas temporadas”, afirmou.
Marco Ferraz, presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros (Clia), elogiou a presença da Setur-BA na feira e mencionou a possibilidade de explorar novos destinos na Bahia, como Morro de São Paulo e Barra Grande, utilizando navios menores. “Já tivemos uma parada em Morro nesta temporada, e essa é uma tendência que estamos analisando, mas depende da logística”, explicou.