Com a atualização do Censo Demográfico do IBGE, publicado no Diário Oficial da União da última quinta-feira (31), a Bahia ganhou mais de 5 mil habitantes. As populações de 83 cidades baianas foram alteradas em relação a primeira apuração.
A população cresceu em 49 cidades e reduziu em 34, mas só oito tiveram variação acima de 1%. As mudanças no número de pessoas que vivem em alguns desses locais podem implicar em alterações de receita no Repasse do Fundo de Participação dos Municípios neste ano.
Os dados foram obtidos entre 1º de agosto do ano passado e 28 de fevereiro deste ano. Os primeiros resultados foram divulgados em junho.
De acordo com o IBGE, o ajuste considerou tamanho do território, tratamento de invasões, melhoria do trabalho interno e trabalho extra de campo.
O resultado do ajuste agora será encaminhado para o Tribunal de Contas da União (TCU) para que o órgão use os dados para, entre outras ações, fazer o repasse do Fundo de Participação dos Municípios.
Após essa última análise o balanço geral do IBGE é que 229 cidades perderam população entre 2010 e 2022. Desse número, 105 podem perder receita.
O repasse do Fundo de Participação dos Municípios é feito três vezes por mês, com base no número de habitantes. Mesmo com os ajustes do censo, ainda não houve modificações.