Balcão Virtual da Sefaz-BA amplia horário de atendimento ao contribuinte

Por meio do Balcão Virtual da Sefaz são disponibilizados dois dos mais requisitados serviços da Secretaria: Emissão de Documento de Arrecadação Estadual (DAE) para pagamento do IPVA e orientação sobre a Emissão de Nota Fiscal Avulsa, além de informações gerais sobre outros serviços prestados pela Secretaria.

A ampliação do horário, que originalmente era das 8h às 14h, reflete a ampliação da procura. Desde outubro de 2021, já foram mais de 15.879 atendimentos realizados. Atualmente, são realizados em média 180 atendimentos por dia. “O serviço alcançou excelentes números, sempre crescentes mês a mês desde o seu lançamento, ocasionando desta forma a necessidade de aumentar a oferta de horários, de forma a ampliar a disponibilidade do Balcão”, explica o superintendente de Desenvolvimento da Gestão Fazendária, Félix Mascarenhas.

Como acessar

Para ser atendido, o contribuinte precisa acessar a plataforma por meio de canal on-line disponibilizado no site da Sefaz-BA. Se o acesso for via celular ou tablet, é necessário, antes de entrar na sala, baixar gratuitamente o aplicativo Microsoft Teams. Para isso, basta acessar uma das lojas virtuais – App Store ou Google Play – no seu dispositivo móvel.

A plataforma virtual criou uma dinâmica de atendimento que respeita a ordem de acesso às vagas existentes, cabendo ao contribuinte aguardar o chamado por meio de um aviso sonoro direto na sua plataforma, no celular ou no computador.

O Balcão virtual é um serviço personalizado que conta com salas de atendimento individuais, para manter o sigilo dos procedimentos. O contribuinte tem 90 segundos para acessar a sala virtual de conferência após a convocação sonora e iniciar seu atendimento, caso contrário deverá entrar novamente na plataforma, ocupando o final da fila virtual.

Aberta a tela de reunião virtual, o contribuinte deve identificar-se com seu nome, selecionar as opções de câmera e microfone e clicar em “Ingressar Agora” para dar início ao atendimento. Os diálogos poderão ser gravados caso o atendente considere necessário. Ao final do atendimento, será possível avaliar os serviços e, opcionalmente, deixar um comentário.

Sefaz 100% Digital

A modalidade integra o Projeto Sefaz 100% Digital e surgiu em resposta às medidas restritivas durante a pandemia, que criaram a necessidade de expandir os canais de atendimento ao público da Secretaria. Agora, mesmo com a volta dos serviços presenciais aos postos SAC, a ideia é oferecer ao contribuinte a possibilidade de dispensar a necessidade de deslocamento.

“O objetivo é facilitar a vida do contribuinte da Sefaz, que não precisa ir aos postos SAC ou a qualquer outro ponto de atendimento presencial, pois tem a possibilidade de atendimento em âmbito totalmente virtual, de forma fácil e ágil, utilizando o Teams”, complementa Mascarenhas.

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