Bombeiros da Bahia ajudam a resgatar quase 90 pessoas em situação de emergência no RS

A equipe de bombeiros baianos, enviada ao Rio Grande do Sul para auxiliar nas operações de resgate, conseguiu resgatar cerca de 90 pessoas no último sábado (4). Dentre os resgatados estavam idosos e crianças, que estavam em situação de risco devido aos fortes temporais que assolam a região gaúcha nos últimos dias, resultando na trágica perda de pelo menos 57 vidas.

Diante dessa emergência, o governo da Bahia mobilizou 22 bombeiros com vasta experiência em operações de resgate relacionadas a fenômenos naturais, com o objetivo de colaborar com as equipes de salvamento no município de Caxias do Sul. No decorrer das operações, os agentes localizaram três corpos na sexta-feira (3).

“Estamos enfrentando uma situação bastante delicada. Priorizamos nossas ações nos locais afetados por deslizamentos de terra, conduzindo operações de busca e resgate. Nossa atuação é realizada em coordenação com outras equipes de bombeiros e órgãos como a Defesa Civil”, explicou o coronel BM Jadson Almeida.

Os bombeiros baianos utilizam uma variedade de recursos, incluindo uma aeronave e quadriciclos, para alcançar áreas de difícil acesso durante as operações de resgate.

Em meio aos esforços de resgate, um cachorro também foi salvo. O animal estava sozinho dentro de uma residência no distrito de Galopolis, em Caxias do Sul.

Situação climática no RS

Na quarta-feira (1º), o estado do Rio Grande do Sul decretou estado de calamidade pública devido aos “eventos climáticos de chuvas intensas”. Essa decisão foi anunciada em edição extraordinária do Diário Oficial do Estado.

O decreto destaca os danos causados pelas chuvas intensas, que incluem alagamentos, granizo, inundações, enxurradas e vendavais de grande magnitude, sendo classificados como desastres de Nível III, caracterizados por danos e prejuízos substanciais.

As previsões meteorológicas indicam a possibilidade de chuvas fortes persistirem por pelo menos mais 36 horas na região. Por conta disso, o governo estadual também anunciou a suspensão das aulas na rede pública durante quinta-feira (2) e sexta-feira (3) em todas as escolas do estado.

Deixe um comentário