Brasil tem terceiro caso de varíola dos macacos confirmado

O Ministério da Saúde anunciou na noite deste domingo (12) que foi confirmado o terceiro caso da varíola dos macacos no Brasil. A vítima é um homem de 51 anos, residente em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. O homem havia viajado para Portugal e retornou ao Brasil na última sexta-feira (10).

O caso foi confirmado após a realização de um exame RT-PCR realizado no Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo. Depois da confirmação, o caso foi notificado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) do Rio Grande do Sul ao Ministério da Saúde.

Paciente já foi isolado

terceiro caso da varíola
Paciente já foi isolado e todas as pessoas com quem ele entrou em contato estão sendo procuradas para serem alertadas sobre o diagnóstico. Imagem: Irina Starikova3432 – Shutterstock

Em nota, o Ministério da Saúde informou que o homem está bem, foi isolado e está com quadro clínico estável e sem complicações. A Secretaria de Saúde de Porto Alegre informou que está monitorando o caso em si e as pessoas que entraram em contato com o homem.

“Todas as medidas de contenção e controle foram adotadas imediatamente após a comunicação de que se tratava de um caso suspeito de monkeypox [varíola dos macacos], com o isolamento do paciente e rastreamento dos seus contatos”, informou o Ministério da Saúde.

O rastreamento dos contatos do paciente não ficarão restritos ao Brasil, os passageiros que estiveram com ele durante o voo internacional também serão avisados. O processo contou com o apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A Organização Mundial da Saúde (OMS) também já foi notificada sobre a confirmação.

Outros pacientes estão bem

As duas pessoas diagnosticadas com varíola dos macacos no estado de São Paulo estão bem. A informação foi divulgada pela Secretaria de Saúde do estado. Os dois pacientes estão em isolamento, um deles em casa e outro no Instituto de Infectologia Emílio Ribas.

primeiro caso da doença no Brasil foi confirmado na última quinta-feira (9). Se trata de um morador da capital paulista. Este é justamente o paciente que está no hospital.

A pessoa apresenta uma boa evolução do quadro clínico. O outro paciente é um homem de 29 anos. Ele está em sua casa, localizada em Vinhedo, no interior de São Paulo.

Deixe um comentário