O Instituto Butantan identificou três novas variantes da Covid-19 em circulação no Brasil. As mutações do coronavírus foram encontradas no estado de São Paulo, em Itapecerica da Serra e na cidade de Jardinópolis.
De acordo com a CNN Brasil, as cepas identificadas pelo Butantan foram a B.1.351, variante sul-africana; a B.1.318, cepa já encontrada na Suíça e também no Reino Unido; e a variante N9, que é uma mutação da variante amazônica P1, já encontrada em vários estados.
A variante sul-africana é a que desperta preocupação, enquanto a variante amazônica e a sueca são, por enquanto, variantes de interesse. Ainda é cedo para dizer, se estas são mais transmissíveis ou mais agressivas do que as variantes brasileiras, a P1 e a P2.
As cepas foram identificadas durante a vigilância de novas variantes por meio do sequenciamento genômico de parte das amostras positivas diagnosticadas nos laboratórios do Instituto.
Esse processo é semelhante ao que acontece com a vacina da gripe, que anualmente é atualizada de acordo com as principais cepas em circulação no mundo, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde.
A partir das descobertas de novas cepas, os cientistas pesquisam como as variantes se comportam em relação ao estado clínico, qual sua relevância no contexto da pandemia e se a vacina CoronaVac é capaz de combatê-las.