O presidente francês, Emmanuel Macron, anunciará nesta terça-feira (26) a concessão da Ordem Nacional da Legião de Honra ao renomado líder indígena da etnia kayapó, cacique Raoni Metuktire. Esta é a mais alta honraria da França, destinada tanto a seus cidadãos quanto a indivíduos estrangeiros que se destacam globalmente por suas atividades. A Ordem foi estabelecida em 20 de maio de 1802 por Napoleão Bonaparte.
Aos 92 anos, Raoni Metuktire dedicou sua vida à proteção da Amazônia e dos povos que nela habitam, conquistando reconhecimento internacional. Originário da aldeia Kraimopry-yaka, onde nasceu, o cacique viajou pelo mundo em defesa da paz e manteve diálogo com diversas personalidades, incluindo o Papa Francisco e o rei britânico Charles III.
Em sua primeira visita oficial ao Brasil, Macron chega hoje a Belém (PA), onde será recebido pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Durante os próximos dias, ambos realizarão uma extensa agenda bilateral em várias partes do país, abordando temas como meio ambiente, defesa e reforma de organismos multilaterais. Além do Pará, Macron visitará Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.
Na capital paraense, os presidentes conhecerão a produção artesanal e sustentável de cacau em regiões florestais e terão encontros com representantes indígenas, onde Macron concederá a distinção ao cacique Raoni.