Caetano Veloso entrou com processo contra o artista plástico Marco Angeli, que publicou nas redes sociais uma montagem com uma foto do cantor segurando um cartaz onde se lê: “Je suis un merde” [“Eu sou um merda”, em português]. O artista baiano pede indenização de R$ 10 mil por danos morais.
A ação corre na 40ª Vara Cível do Rio de Janeiro. A juíza Admara Falante Schneider decidiu, nesta terça-feira (21), que Marco tem 24 horas para apagar a postagem, a partir do momento em que receber a intimação, enviada pelo correio. Caso não delete o post, ele deverá pagar uma multa de R$ 20 mil.
“Trata de mensagem ofensiva, veiculada em sítio público […] No caso em tela não se trata de arte ou charge, mas de xingamento, o que se mostra ofensivo à dignidade do autor”, sentenciou a juíza.
No Twitter, Marco Angeli, que é primo do cartunista Angeli, disse que soube do processo por meio da imprensa: “não recebi notificação alguma, foi uma surpresa”, escreveu.
A assessoria de Caetano afirmou que o cantor e compositor está processando três “haters da internet que usam seus perfis nas redes sociais para difamar, caluniar e ofender”.