Campanha contra gripe e sarampo

As doses são destinadas a grupos vulneráveis e estão disponíveis em 38 mil postos de vacinação do país

O Ministério da Saúde lançou, no último dia 4, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e o Sarampo. A meta é imunizar 76,5 milhões de brasileiros que pertencem aos grupos mais vulneráveis às duas infecções

As doses são oferecidas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nos 38 mil postos de vacinação espalhados pelo país. A maioria das unidades funciona de segunda-feira a sexta-feira, entre 8h e 17h.

As secretarias de Saúde de cada estado têm autonomia para definir os postos de aplicação dos imunizantes e devem disponibilizar, em seus sites, a lista completa com endereços e horários de vacinação.

A campanha visa prevenir as complicações decorrentes da gripe e do sarampo para evitar a circulação dos vírus e a pressão sobre o sistema de saúde, decorrente de doenças evitáveis.

O cronograma foi estruturado em duas etapas, de acordo com grupos prioritários. O primeiro grupo, que pode se vacinar até 2 de maio, é formado por trabalhadores de saúde e pessoas com 60 anos ou mais.

Entre os dias 2 de maio e 3 de junho, serão imunizadas as crianças com idades entre 6 meses e 5 anos (com até 4 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes e puérperas; professores; pessoas com doenças crônicas e deficiência permanente; povos indígenas; e categorias profissionais que correm mais risco, como caminhoneiros e integrantes das forças de segurança.

O público-alvo deve se dirigir aos postos de vacinação com um documento de identidade com foto, CPF e, quando possível, com a carteirinha de vacinação.

Deixe um comentário