Carnaval de Salvador: 25 pessoas são detidas através do sistema de Reconhecimento Facial

No penúltimo dia do Carnaval de 2024 em Salvador, 25 indivíduos foragidos da Justiça foram localizados através do Sistema de Reconhecimento Facial, somando-se aos 150 criminosos capturados em flagrante ou com auxílio dessa tecnologia ao longo do evento. Esses dados foram apresentados durante uma reunião realizada no Quartel dos Aflitos, no bairro Dois de Julho, com a presença do vice-governador e coordenador do Carnaval, Geraldo Júnior, secretários de Estado e outros gestores.

Os 25 indivíduos localizados pelo Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública estavam envolvidos em processos por homicídio, tráfico de drogas, roubo, furto e dívida de pensão alimentícia. Geraldo Júnior elogiou o trabalho e dedicação das forças policiais durante o Carnaval, afirmando: “A atuação conjunta e incansável de nossas forças de segurança é crucial para garantir a tranquilidade e a ordem durante esta festa tão importante para nossa cidade.”

No domingo de Carnaval de 2024, foram efetuadas 7 prisões em flagrante. Nesse dia, houve uma notável redução nas ocorrências de furtos, com queda de 41% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Além disso, registrou-se uma diminuição de 55% nos casos de roubos durante as mesmas datas.

Os circuitos oficiais do Carnaval de Salvador continuaram a demonstrar reduções nos crimes contra o patrimônio, com destaque para uma diminuição de 36% nos roubos. O secretário de Segurança Pública (SSP), Marcelo Werner, atribuiu essa queda ao investimento histórico em segurança realizado pelo governo do Estado. “São R$ 30 milhões, com a mobilização de 37 mil policiais e bombeiros nas ruas, com o uso intensivo de inovações tecnológicas e inteligência policial, resultando em menos crimes contra o patrimônio e na apreensão de milhares de itens proibidos, como armas e drogas.”

Prisões

No que diz respeito às prisões, a distribuição geográfica mostrou que 13 foragidos da Justiça foram localizados no circuito Dodô, oito no circuito Osmar, três no circuito Batatinha e um na cidade de Porto Seguro. Além dos foragidos, outras 125 prisões foram realizadas em flagrante, envolvendo delitos que incluíram roubos, furtos, tráfico de drogas e importunação sexual.

A delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Brito, destacou a integração das forças policiais como um ponto forte da atuação neste Carnaval. “É um trabalho que envolve um planejamento detalhado, presença ostensiva e não caracterizada da polícia, uso de tecnologia de inteligência policial e georreferenciamento das ocorrências. Isso resultou em mais prisões e flagrantes, além da recuperação de um número expressivo de aparelhos, demonstrando a eficácia do trabalho conjunto das forças de segurança.”

Deixe um comentário