Casal é condenado por desviar R$ 29 milhões de prefeitura na Bahia

O empresário Alex Ruaro Alves de Oliveira e sua esposa, Vanuza de Cássia Dias Costa, foram condenados pela 2ª Vara Federal Criminal da Bahia por envolvimento em um esquema que desviou R$ 29 milhões de recursos públicos da prefeitura de Alagoinhas. O esquema, que operou entre 2009 e 2017, foi desarticulado pela Operação Offerus, deflagrada pela Polícia Federal em 2018.

A investigação revelou fraudes em licitações e superfaturamento de contratos do Programa Nacional de Transporte Escolar (PNATE) e outros programas federais de educação, como o FUNDEB. Empresas contratadas de forma irregular desviaram os recursos, que foram lavados por meio de transações bancárias, compra de imóveis de luxo e investimentos em previdência privada.

Alex Ruaro foi condenado a 22 anos de prisão e multa equivalente a 360 dias-multa, calculados em 10 salários-mínimos por dia à época. Sua esposa, Vanuza, recebeu pena de 9 anos de reclusão e 160 dias-multa nas mesmas condições. O filho do casal, Alex Ruaro Alves de Oliveira Filho, foi absolvido das acusações.

A Justiça também determinou a perda de bens adquiridos com recursos ilícitos, incluindo um apartamento no condomínio Villagio Panamby, em Salvador, e uma casa de veraneio no litoral da Bahia.

Deixe um comentário