O Centro de Abastecimento de Jequié (Ceavig) e diversos estabelecimentos comerciais ficaram alagados, na madrugada deste domingo (25), devido às chuvas que incidem sobre a região e após o rio Jequiezinho transbordar.
Segundo o Blog do Marcos Frahm, além das lojas e do Ceavig, casas também foram invadidas pelas águas. Preocupados com a situação e com medo de sofrer prejuízos, os comerciantes do Centro de Abastecimento retiraram suas mercadorias do local.
Por conta dos temporais, desde a última quinta-feira (22), o nível de água da Barragem da Pedra não para de aumentar.
Por conta disso, a Chesf teve que a aumentar também a vazão para 2.400 metros cúbicos por segundo, elevando bastante o nível do Rio de Contas.
Durante coletiva de imprensa, o prefeito Zé Cocá fez um apelo para que os comerciantes da área do Ceavig continuem evacuando a áreas, pois segundo a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), o nível do rio pode subir ainda mais a partir das 16h deste domingo.
De acordo com a prefeitura do município, com o aumento do nível do Rio de Contas, as obras do sistema de drenagem pluvial, construídas pela Prefeitura de Jequié para ajudar no escoamento das águas das chuvas no Residencial Vida Nova e Beira Rio, no Curral Novo, não deverão conseguir absorver a vazão acima do esperado. Por isso, a Defesa Civil alerta aos moradores desses dois residenciais para o risco real de alagamentos.
Até este sábado, de acordo com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), a Bahia tem 174.074 pessoas pessoas atingidas pelas chuvas registradas em algumas regiões do estado. Além disso, 1.710 pessoas estão desabrigadas, 14.262 desalojados e 158.094 foram afetados em decorrência dos efeitos diretos do desastre.
Com informações do Blog do Marcos Frahm.