O Porto de Salvador passará por uma significativa obra de requalificação para atender às futuras normas internacionais de sustentabilidade e redução de emissões de carbono nas operações portuárias. A iniciativa é conduzida pela Companhia das Docas do Estado da Bahia (CODEBA).
As melhorias no porto incluem a eletrificação do cais, a implantação de sistemas de drenagem pluvial, a ampliação do esgotamento sanitário e a pavimentação de mais de 18 mil metros quadrados com piso intertravado.
“Essa obra visa melhorar as condições estruturais e operacionais do porto, proporcionando maior eficiência e segurança nas operações portuárias e cumprindo as políticas internacionais de redução de emissões que entrarão em vigor nos próximos anos. Isso permitirá a obtenção de certificação ambiental em um futuro próximo. É missão da CODEBA prover infraestrutura ambientalmente adequada e garantir a efetividade das operações e serviços portuários nos portos federais da Bahia”, declarou Antonio Gobbo, diretor presidente da CODEBA.
Além disso, Gobbo destacou que esta requalificação reflete o compromisso contínuo da CODEBA em modernizar e aprimorar a infraestrutura portuária para atender às crescentes demandas do mercado e às convenções de ESG (Environmental, Social, and Governance) das quais o Brasil é signatário. As intervenções físicas foram orçadas em R$ 13,4 milhões, com previsão de conclusão para setembro de 2024.