Conder realiza melhorias em 30 ruas do Centro Histórico de Salvador

A Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder) está realizando manutenção em calçadas e pequenos trechos de 30 ruas do Centro Histórico de Salvador (CHS), além da conservação de luminárias ‘Cascais’, em estilo colonial português. Ao todo, 305 luminárias foram revitalizadas nas ruas e travessas do Pelourinho. As ruas beneficiadas incluem São Francisco, João do Deus, Taboão, Passo, Direita de Santo Antônio, Frei Vicente e Saldanha da Gama, além das ladeiras do Pelourinho, São Miguel e Ordem Terceira de São Francisco.

De acordo com Zé Trindade, presidente da Conder, além da manutenção regular, a empresa está finalizando obras importantes na região, como as habitações da Vila Nova Esperança, que irão abrigar antigos moradores da Rocinha, e a contenção da encosta do Capistrano, no Santo Antônio Além do Carmo, que preserva a paisagem histórica de Salvador.

O coordenador da Conder no CHS, arquiteto Zulu Araújo, destacou a relevância da conservação do CHS, tombado como Patrimônio Nacional pelo Iphan em 1984 e reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1985.

Embora a responsabilidade pela conservação dos imóveis seja dos proprietários, com apoio da prefeitura e fiscalização do Iphan, a Conder contribui para a preservação e valorização do patrimônio histórico. A empresa também desenvolve o projeto “Pelas Ruas do Centro Antigo de Salvador”, que já requalificou mais de 200 vias em 11 bairros, incluindo as ruas Chile e Direita do Santo Antônio, totalizando R$ 124 milhões em investimentos.

A Conder, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur), atua em projetos de mobilidade urbana, habitação e qualificação urbanística. Mais informações estão disponíveis no site oficial www.conder.ba.gov.br.

Deixe um comentário