Conta de luz terá redução com início da bandeira amarela nesta sexta (1º)

A partir desta sexta-feira (1º), a bandeira tarifária amarela entra em vigor, reduzindo o custo da conta de luz devido ao aumento do volume de chuvas. Com essa mudança, a cobrança extra será de R$ 1,885 para cada 100 kWh consumidos.

No mês anterior, em outubro, a tarifa estava na bandeira vermelha patamar 2, a mais alta, com um custo adicional de R$ 7,877 para cada 100 kWh. Esse patamar mais elevado não era utilizado desde agosto de 2021.

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a melhoria nas condições de geração de energia no país foi um dos fatores que possibilitaram a redução para a bandeira amarela. No entanto, a Aneel alertou que a previsão de chuvas e a vazão nas áreas das hidrelétricas ainda estão abaixo da média, o que requer o acionamento da bandeira tarifária para cobrir os custos de geração de energia termelétrica.

Em abril de 2022, o país iniciou uma sequência de bandeiras verdes, sem cobrança extra, que foi interrompida em julho deste ano com a bandeira amarela, seguida de bandeira verde em agosto, e da vermelha patamar 1 em setembro. O acionamento da bandeira vermelha patamar 2 em outubro foi impulsionado pelas altas temperaturas e períodos de seca intensos registrados no início do segundo semestre.

Deixe um comentário