Os criminosos se passam por funcionários da pasta e conseguem passar pela dupla autenticação do aplicativo.
Um golpe que circula no WhatsApp está usando um falso cadastro para vacina contra a Covid-19 e o nome do Ministério da Saúde para atrair vítimas.
Os criminosos se passam por funcionários da pasta e conseguem passar pela dupla autenticação do aplicativo. A função da autenticação é impedir que o usuário seja vítima de golpes financeiros ou seja hackeada por criminosos.
Na mensagem, os criminosos tentam convencer o usuário a fornecer um código de seis números. Eles disponibilizam via SMS para, supostamente, confirmar a realização do cadastro para vacinação.
Porém, na verdade, o recurso busca pedir a senha da dupla autenticação do usuário, para que eles possam acessar o WhatsApp pelo computador.
A vítima recebe o código via celular e os golpistas solicitam os dígitos. Entretanto, caso não tenha a autenticação em dois estágios ativados, a conta pode ser clonada.
Além disso, se a conta estiver ativada, os criminosos encerram o contato do “Ministério da Saúde” e aparecem como suporte do WhatsApp. Após isso, informam sobre a identificação de uma atividade maliciosa e o usuário é orientado a acessar seu e-mail e realizar o recadastro de dupla autenticação.