Há risco de inundações, alagamentos e deslizamentos de encostas, além de corte de energia elétrica.
A Defesa Civil Nacional alerta para a previsão de chuvas intensas nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e na Bahia, principalmente no centro-sul, litoral e recôncavo baiano, até este domingo (27). Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os acumulados de chuvas podem chegar a 100 milímetros por dia.
Existe, também, a possibilidade de ventos intensos, que podem variar de 60 km/h a 100 km/h. Com isso, há risco de inundações, alagamentos e deslizamentos de encostas, além de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e de descargas elétricas.
Diante da previsão, o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) já comunicou as defesas civis estaduais do risco e opera com equipes de plantão para acompanhar o registro de qualquer ocorrência significativa.
O coordenador-geral de Gerenciamento de Desastres da Defesa Civil Nacional, Tiago Molina Schnorr, destaca a importância de que a população fique atenta às informações oficiais e aos locais onde serão divulgados os alertas, além de adotar medidas de autoproteção.
“É fundamental que a população adote algumas medidas de prevenção, como desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Em caso de enxurrada, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos. Já em situação de grande perigo confirmada, procure abrigo e evite permanecer ao ar livre. É importante que a população fique atenta às informações oficiais e aos locais onde serão divulgados os alertas, além de adotar as medidas de autoproteção”, observou.
Para receber alertas por WhatsApp
Para ter acesso ao serviço, é necessário se cadastrar pelo telefone (61) 2034-4611 ou pelo link e, em seguida, interagir com o chatbot (robô de atendimento), enviando um simples “Oi”. Após essa primeira interação, o usuário poderá compartilhar sua localização atual ou escolher qualquer outra do seu interesse e, dessa forma, receber as mensagens que serão encaminhadas pelos órgãos de defesa civil locais.