Um depósito mineral com cerca de 245 milhões de toneladas de minério diamantífero, localizado na Vila de Santo Inácio, na Chapada Diamantina, será leiloado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), vinculado ao Ministério de Minas e Energia (MME). O leilão está marcado para o dia 27 de novembro, às 9h, na sala Plenária da ANM, em Brasília, com apoio do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Presidência da República.
De acordo com Valdir Silveira, diretor de Geologia e Recursos Minerais do SGB, o projeto é uma oportunidade significativa para o setor mineral brasileiro. “Localizado em uma área com histórico de extração de diamantes, o depósito valoriza a região por meio de estudos detalhados, regulamentação adequada e estímulo a parcerias estratégicas para atrair investidores”, afirmou.
Podem participar do leilão empresas nacionais ou estrangeiras, fundos de investimento e entidades de previdência complementar, atuando individualmente ou em consórcio. O vencedor assinará um contrato de Promessa de Cessão de Direitos Minerários, formalizando o direito de exploração do depósito.
O objetivo do leilão é fomentar o desenvolvimento do setor mineral, atraindo investimentos que gerem benefícios econômicos para o município, a região e o Brasil como um todo.