Desde agosto do ano passado, as cirurgias eletivas foram suspensas.
O deputado estadual Carlos Geilson (PSDB) questionou durante live em rede social, nesta quarta-feira (22) retorno das cirurgias eletivas na Bahia. “As cirurgias eletivas na Bahia devem retornar o mais rápido possível”, diz o deputado.
Sendo assim, desde agosto do ano passado, as cirurgias eletivas foram suspensas pelo Governo da Bahia devido à pandemia. “Mas com a queda dos números da Covid no estado, surge a necessidade de retomada desses procedimentos com pacientes agendados”, alega Geilson.
“O governador autorizou a retomada de festas no Estado com até mil pessoas; praias lotadas; escolas recebendo professores e estudantes, desmobilização de centros de tratamento da Covid, mas enquanto isso milhares de pessoas ainda aguardam o retorno das cirurgias”, diz o deputado.
Dados
Estima-se que na Bahia houve uma redução de 49% no volume de cirurgias eletivas, e além disso de 6% nas oncológicas. Portanto, a justificativa para a suspensão das cirurgias eletivas teria sido a necessidade de realocação de profissionais de saúde, medicamentos e equipamentos para a linha de frente da pandemia.