As visitas estão suspensas desde o início da pandemia.
Os detentos baianos poderão voltar a receber visitas no mês de agosto. As visitas estão suspensas desde o início da pandemia para conter a propagação do coronavírus. O retorno das visitas teve discussão em uma reunião entre a Defensoria Pública da Bahia (DP-BA) e a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap), na última terça-feira (20).
De acordo com o defensor público, Pedro Casali Bahia, as visitas já podem retomar a partir do dia 2 de agosto, de forma escalonada. Além disso, sendo permitida a entrada de um visitante, com idade entre 18 e 59 anos, por pessoa privada de liberdade, entre 8h e 12h. As orientações seguem conforme informações do plano de contingência.
Portanto, o visitante deverá ser avaliado clinicamente, com medição de temperatura e checagem de sintomas gripais. Sendo assim, após a semana de visitação, prevista para ocorrer entre 2 e 6 de agosto, o sistema penitenciário terá monitoração ao longo de 15 dias. Caso não ocorra casos de disseminação do vírus neste período, ocorrerá um agendamento para uma nova semana de visitação. Além disso, a previsão da nova avaliação de visitas deverá ocorrer entre os dias 23 e 27 de agosto.
“A Defensoria Pública desde o início da pandemia se empenhou para conseguir a imunização no sistema prisional e, a partir daí, viabilizar com segurança a retomada da visitação dos presos”, pontuou.
Além da defensora Fabíola Pacheco e do defensor Pedro Bahia, estiveram presentes na reunião o Secretário de administração penitenciária Nestor Duarte; o coronel da PM-BA Paulo César; e o superintendente de gestão prisional tenente coronel Júlio César.