A decisão tem como objetivo diminuir custos e atualizar os serviços.
O Diário Oficial da Bahia deixará de produzido em versão impressa, passando a ser veiculado somente em versão digital. A decisão tem como objetivo diminuir custos e atualizar os serviços, além de seguir uma tendência mundial de preservação da natureza. A partir desta terça-feira (21), o Diário Oficial permitirá então acesso imediato as suas edições do dia, além das versões anteriores através da plataforma DOLL (Diário Oficial Online).
A ferramenta dá ao leitor a possibilidade de obter a edição do diário certificada, o que garante finalidade documental comprobatória. “O diário oficial on-line é uma evolução, pois temos uma preocupação com o meio ambiente, e por isso, o on-line vai estar num aplicativo, que até mesmo através do celular as pessoas podem acessá-lo e ter gratuitamente a edição desejada.”, explica o diretor-geral da Empresa Gráfica da Bahia (Egba), Roberto Brito.
Além disso, no Brasil, diversos estados e a União já deixaram de imprimir seus Diários Oficiais. Na Bahia, o DOE circulava há 107 anos, com a primeira edição divulgada no dia 7 de setembro de 1914. Publicado todos os dias, exceto domingo e segunda-feira, com todas as informações oficiais do estado, além de decisões tomadas, reuniões, editais, nomeações, licitações, o Diário Oficial tem a incumbência de comunicar e validar assuntos de interesse da sociedade.
Segundo Roberto Brito, a decisão vai trazer uma economia importante. Pois, toneladas de papel são gastas para imprimir as tantas edições do Diário Oficial. “Há a economia financeira, e a preservação para o meio ambiente”.