Efeitos negativos do uso do celular em crianças

Uma pesquisa foi publicada no JAMA Pediatrics e envolveu 422 pais e filhos. O objetivo era analisar o comportamento de crianças entre 3 e 5 anos com relação ao uso de celular como um tipo de “calmante”.

Os cientistas descobriram que a ação estava ligada a uma maior reatividade emocional ou desregulação ao longo de vários meses: pense em rápidas mudanças de humor e maior impulsividade, por exemplo. 

Os indícios foram muito mais fortes em meninos e crianças que já demonstravam sinais de hiperatividade, impulsividade e temperamento forte. Para a equipe, o uso dos aparelhos parece impedir que eles consigam regular as próprias emoções. 

“Particularmente na primeira infância, os dispositivos podem deslocar as oportunidades de desenvolvimento de métodos independentes e alternativos de autorregulação”, acrescentou Radesky. 

Segundo os pesquisadores, a conclusão do estudo não é que você deve privar seus filhos do uso de celulares, tablets ou videogames, mas a importância de oferecer um acesso com moderação.

A tecnologia é útil, facilitadora e prazerosa — não apenas para as crianças — mas não deve ser usada como uma forma primária e frequente de tentar manter as crianças calmas.  

 

Deixe um comentário