O Elevador Lacerda, um ícone de Salvador e um dos principais meios de transporte da cidade, completou na terça-feira (25) um mês de funcionamento após ser restaurado e modernizado pela Prefeitura. De acordo com a estimativa da Secretaria de Mobilidade (Semob), responsável pelo equipamento, cerca de 250 mil pessoas usaram o elevador nesses primeiros 30 dias após a reinauguração.
Heloísa Cândido, fisioterapeuta de Pernambuco, ficou impressionada com as melhorias no elevador. Ela, que visitou Salvador pela última vez em 2023, elogiou a reforma, destacando o conforto proporcionado pela climatização e a preservação da essência histórica do monumento. “Fiquei encantada com a reforma, o espaço está muito mais bonito e moderno, sem perder o charme original do Elevador Lacerda. Ele ressalta ainda mais a beleza de Salvador e da Baía de Todos-os-Santos”, disse a turista.
A reforma, realizada para comemorar os 150 anos do Elevador Lacerda, foi conduzida pela Superintendência de Obras Públicas (Sucop) e pela Semob, com o objetivo de modernizar o equipamento mantendo suas características originais. O monumento é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 2006.
O secretário de Mobilidade de Salvador, Pablo Souza, ressaltou a importância do elevador como um dos principais meios de transporte entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa, além de ser um importante atrativo turístico. “O Elevador Lacerda é um símbolo da cidade e um equipamento essencial para a mobilidade de turistas e moradores, principalmente nas áreas do Comércio e do Centro Histórico. A reforma trouxe mais segurança, conforto e eficiência para todos”, afirmou.
Com a reforma, o comércio local também foi beneficiado. Marcos Bouzas, proprietário de uma sorveteria tradicional na parte superior do Elevador, observou um aumento no fluxo de pessoas, o que impactou positivamente nas vendas. “O movimento superou as expectativas, especialmente para o final da alta temporada. A reforma atraiu mais turistas e isso tem sido bom para o nosso negócio”, afirmou.
Funcionamento
O Elevador Lacerda segue com acesso gratuito por mais 60 dias. Após esse período, a tarifa será de R$1 por pessoa, com gratuidade para quem utilizar o SalvadorCard. O funcionamento é de segunda a sexta, das 6h30 às 21h30; aos sábados, das 7h às 21h30; e aos domingos e feriados, das 7h às 21h.