A Prefeitura de Salvador confirmou a reabertura do Elevador Lacerda nesta terça-feira (25), após 10 meses fechado para obras. O anúncio foi feito pelo prefeito Bruno Reis (União) nesta segunda-feira (24), durante a posse de novos secretários municipais.
O ato de reabertura ocorrerá no Centro Histórico da capital baiana, onde o equipamento está localizado. Com a retomada do funcionamento, a tarifa será reajustada de R$ 0,15 para R$ 1, um aumento de 560%.
Fechado desde abril do ano passado para requalificação, o elevador, que transporta cerca de 22 mil passageiros diariamente entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa, passou por um processo de modernização para oferecer mais conforto a moradores e turistas.
O projeto, desenvolvido pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), incluiu melhorias estruturais nos saguões, novo sistema de climatização, pintura, iluminação, revestimento das paredes e do piso, além de ajustes para otimizar o fluxo de passageiros. Entre as novidades está a liberação das varandas laterais da Praça Municipal, oferecendo uma nova vista para os usuários.
Para viabilizar essa mudança, a tradicional sorveteria A Cubana, presente no Elevador Lacerda desde os anos 1930, será realocada para o hall de acesso, onde atualmente funciona o Centro de Informações ao Turista.